A FUNEC vai acabar?
Esta é a pergunta de todos os alunos e professores, mas qual é a verdade?
O argumento até agora apresentado é que a prefeitura precisa reduzir gastos e por isto terá que fechar algumas unidades.
Conversando com alguns professores do Ensino Médio descobrimos que todos eles são concursados e, portanto não poderão ser demitidos. Então como irão reduzir gastos?
A ESCOLA
Na Unidade Ressaca, os professores estão trabalhando em horário reduzido como forma de protesto contra o fechamento da unidade. O tempo das aulas dos alunos foi reduzido em quinze minutos por aula, sendo agora cinco horários com trinta minutos cada.
Os Professores permanecerão com o horário reduzido até aproxima que seja definido o futuro da unidade do Ressaca.
OS ALUNOS
Com a redução de horário, os alunos são os mais prejudicados. Em ano de vestibular e ENEM o aprendizado está sendo atrapalhado e provavelmente não será possível concluir o currículo de matérias que devem ser aprendidas dentro do ano letivo, sendo assim necessário que haja reposição das aulas e conteúdos perdidos no decorrer das férias de Julho ou até mesmo de Dezembro.
A INSTITUIÇÃO
A FUNEC tem em média dez mil alunos hoje, a proposta da prefeita Marília Campos, é reduzir a capacidade de atendimento para apenas dois mil alunos. Recentemente Contagem foi eleita a cidade com melhor ensino da rede pública metropolitana. Este status só pôde ser alcançado através da força que a FUNEC ganhou nos últimos anos.
No vestibular de 2008 a FUNEC teve um alto índice de aprovações e ficou entre as cinco escolas mais aprovadas.
Realmente vale a pena reduzir a capacidade de atendimento da FUNEC?